Talento e Sustentabilidade na XXV Convenção do Grupo NOV

Data da notícia: 9 Abril 2024

No passado dia 5 de abril, o Grupo NOV realizou a sua Convenção anual em Leiria, sob o lema Talento e Sustentabilidade.

O evento envolveu os quadros dirigentes do Grupo, quer das atividades em Portugal quer das internacionais. Ao todo participaram 230 colaboradores.

O lema para reflexão deste ano foi “Talento e Sustentabilidade”, assente no pressuposto de que «a criação de riqueza sustentável depende de uma estratégia bem definida e um modelo de governo que promova a felicidade e o desempenho dos nossos talentos», tal como mencionou Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo NOV. As empresas devem remunerar o talento dos seus colaboradores, a sociedade e o planeta, mais que os acionistas.

Foi feito o diagnóstico à sustentabilidade nas empresas do Grupo e marcados os objetivos de transformação até 2028. A Convenção teve comunicação bilateral e os protagonistas principais foram os quadros participantes que se dividiram em 10 grupos de trabalho, refletiram durante cerca de um mês, e apresentaram as suas propostas para a sustentabilidade nesta XXV Convenção.

Mais uma vez o CFO do Grupo NOV, Paulo Silva Reis, apresentou sinteticamente os resultados da performance de 2023 e as perspetivas para os próximos anos em Portugal e na área Internacional. A economia mundial enfrentou fortes ventos contrários em 2023, como o aumento das taxas de juro, inflação, choques geopolíticos, entre muitos outros. Apesar disso, as empresas do Grupo cresceram para uma faturação acima dos 205 milhões de euros, sobretudo à custa das atividades de Ambiente, Automóveis e Indústria que, em conjunto, representaram 75% da faturação global.

Joaquim Paulo Conceição, CEO do Grupo NOV, fez um diagnóstico e apresentou o modelo de governo do Grupo focado na criação de riqueza para distribuir, premiando o talento e assegurando a sustentabilidade global. «a sustentabilidade global atinge-se quando, além dos talentos e acionistas, a riqueza se distribui pela sociedade e pelo planeta; queremos criar uma riqueza sustentável assente nos nossos valores: Rigor, Solidez, Cooperação, Ética e Competência» referiu no final da sua apresentação. A igualdade, a inclusão, a conduta, outras responsabilidades sociais e as responsabilidades ambientais, ligadas à descarbonização do setor industrial, à poupança de energia e água bem como a redução na produção de resíduos, foram pilares apresentados e medidos para objetivar a sustentabilidade que se pretende no Grupo NOV.

O Grupo NOV apresenta-se como inovador, diversificado, focado nas pessoas, multinacional, mas, fundamentalmente, orgulhoso das suas raízes e da sua participação na criação de riqueza, para a região e para o país.