Notícias | Grupo Lena

Saltar para conteúdo
Logótipo: Grupo Lena
Foto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação InstitucionalFoto Informação Institucional

Notícias 

30, Dezembro 2013

Ecopaint exporta tinta ecológica para a Venezuela

Ecopaint exporta tinta ecológica para a Venezuela
A Ecopaint acordou com a Lena Construções um fornecimento contínuo de tintas decorativas para o projeto "Gran Mision Vivienda Venezuela". Para responder às exigências específicas do projeto e com uma forte aposta em Investigação & Desenvolvimento, a Ecopaint desenvolveu um produto de alto desempenho: o Betoncryl Pro, da marca Profitinta. Trata-se de um produto ecológico, fruto da preocupação para com a sociedade e meio ambiente. Em termos de desempenho, o Betoncryl Pro consiste num tratamento colorido para betão e outros suportes na área da construção civil de aplicação direta.

Permite uma significativa economia de tempo de execução e de recursos humanos.
Além disso, foi estudado um leque cromático para minimizar o efeito das radiações UV e da intempérie.
Nesta fase, estima-se um fornecimento da ordem dos 650.000 litros.

26, Novembro 2013

Novos projetos na gestão e valorização de resíduos

Novos projetos na gestão e valorização de resíduos
A gestão de resíduos é uma das áreas de atuação prioritária do Grupo Lena Ambiente e Energia, com diversas empresas participadas a atuar em diferentes segmentos. A empresa Lena Ambiente II iniciou, em julho, a prestação de serviços de gestão de lamas de ETAR e ETA no sistema da empresa Águas do Centro Alentejo. Esta prestação de serviços, que engloba seis municípios, veio cimentar a clara aposta da Lena Ambiente II neste tipo de serviços, passando esta empresa a ser uma referência de mercado nesta área.

Paralelamente, no âmbito da estratégia definida para o Alentejo, a Treciver adquiriu uma viatura nova para apoio a este contrato. Para além disso, permite igualmente ter meios logísticos locais que beneficiem novos clientes nesta área geográfica.
No âmbito do Plano de Ação conjunto para os Sistemas da GESAMB, AMCAL e RESIALENTEJO, foi aprovada a construção de duas unidades de Tratamento Mecânico e Biológico (TMB).
Estas unidades serão implantadas em Évora e em Beja, dando resposta aos objetivos de desvio dos Resíduos Urbanos Biodegradáveis (RUB) de aterro e de incremento da reciclagem de embalagens. O valor global do investimento para a concretização das unidades de TMB é de cerca de 24,5 milhões de euros, dos quais cerca de 50% estão a ser assegurados através do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT).
Em complemento ao TMB instalado, aguarda-se a aprovação do POVT de uma outra candidatura para a instalação de uma linha de produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) em Évora. Com um valor de investimento de 4,7 milhões de euros, dos quais 85% cofinanciados, a construção da linha de CDR permitirá o aproveitamento dos refugos do TMB, transformando-os num combustível apto para valorização energética.
A implementação destes projetos torna a GESAMB num sistema de referência a nível nacional, com a integração de todas as soluções disponíveis no tratamento de RSU: triagem, tratamento mecânico e biológico, produção de CDR e aterro.
A GESAMB tem, ainda, a ambição de vir a produzir energia, através de resíduos, suficiente para alimentar os novos equipamentos (TMB)

newsletter