Notícias | Grupo Lena

Saltar para conteúdo
Logótipo: Grupo Lena
GL - frases1GL - frases2GL - frases3GL - frases4GL - frases5GL - frases6GL - frases7GL - frases8GL - frases9GL - frases10GL - frases11GL - frases12GL - frases13GL - frases14

Notícias 

1, Outubro 2014

WaveRoller aprovado no âmbito da candidatura NER300

WaveRoller aprovado no âmbito da candidatura NER300
A Comissão Europeia anunciou, no dia 8 de julho, a lista dos projetos aprovados no âmbito do Programa NER300, destinado a promover energias renováveis e o combate às alterações climáticas. O projeto SWELL, que consiste na construção de um parque de energia das ondas a instalar a norte do concelho de Peniche, foi um dos escolhidos e será financiado com 9,1 milhões de euros.

Este projeto é liderado pela empresa finlandesa AW-Energy, detentora da tecnologia WaveRoller, e conta com a participação da Eneólica como parceira e candidata ao financiamento do Programa NER300.


O projeto SWELL nasce na sequência do projeto SURGE (Simple Underwater Renewable Generation of Electricity), também cofinanciado pela Comissão Europeia. Enquanto o projeto SURGE teve como objetivo construir e testar a primeira versão pré-comercial do WaveRoller, com o projeto SWELL vai ser possível construir, instalar e testar as primeiras unidades comerciais do WaveRoller.


O projeto SWELL é de extrema importância para a zona centro de Portugal uma vez que envolve diversas empresas e parceiros locais, que vêm trabalhando na tecnologia WaveRoller há cerca de 7 anos. Por outro lado, este projeto pode vir a constituir uma oportunidade para Peniche e para Portugal, como pioneiros na construção e exportação de equipamentos de produção de energia das ondas.

10, Setembro 2014

Concluída reabilitação dos Edifícios da Escola Prática da Polícia em Matalane, Moçambique

Concluída reabilitação dos Edifícios da Escola Prática da Polícia em Matalane, Moçambique
Iniciada em outubro de 2013, e com um investimento superior a 1 milhão de dólares, a segunda fase da reabilitação dos edifícios da Escola Prática da Polícia em Matalane ficou concluída a 4 de junho e contemplou a reabilitação das camaratas femininas e salas de aulas, bem como a construção de raiz de um edifício para o posto médico daquela instituição, numa área total de 2.730 m2.

A adjudicação desta segunda fase, pelo Ministério do Interior, aconteceu em julho de 2013, em parte fruto da qualidade final dos trabalhos efetuados na primeira fase de reabilitação desta escola, que envolveu a reabilitação das camaratas masculinas.

Esta é a única escola de formação básica de agentes da Polícia, pelo que é grande a importância que a instituição assume nesta região.

Volvidos 38 anos desde a sua fundação, é com grande satisfação que todos os envolvidos observam o resultado do trabalho dos cerca de 75 colaboradores maioritariamente Moçambicanos que estiveram empenhados na concretização desta empreitada.

newsletter