Notícias | Grupo Lena

Saltar para conteúdo
Logótipo: Grupo Lena
GL - frases1GL - frases2GL - frases3GL - frases4GL - frases5GL - frases6GL - frases7GL - frases8GL - frases9GL - frases10GL - frases11GL - frases13GL - frases14GL - frases15GL - frases16GL - frases17

Notícias 

7, Novembro 2014

Adjudicada nova obra na área do ambiente na província do Moxico, Angola

Adjudicada nova obra na área do ambiente na província do Moxico, Angola
Os resultados da estratégia de abordagem à área do ambiente que tem vindo a ser desenvolvida pelo Grupo Lena Angola começam a surgir. Foi adjudicada à Lena Engenharia e Construções Angola a empreitada de reforço do sistema de abastecimento de água à cidade de Lumbala N’Guimbo, na província do Moxico. Com um prazo de execução de 12 meses, acrescido de outros 12 meses para operação e manutenção das infraestruturas, o custo desta obra rondará os 4 milhões de dólares.

Com esta nova empreitada, fica também reforçada a presença do Grupo Lena Angola no Moxico, província onde já concluiu, nomeadamente, a reabilitação do palácio do Governador Provincial em Luena e onde se encontra a executar a reabilitação da estrada de Lucusse a Lumbala N’Guimbo, numa extensão de 225 quilómetros.


Na área do ambiente, de realçar ainda a conclusão da primeira fase da construção do aterro sanitário do Sumbe, na província do Cuanza Sul. Esta infraestrutura, em construção com a Lena Engenharia e Construções Angola, é ainda composta por edifícios administrativos e sociais, vedação e portaria com báscula.

1, Outubro 2014

WaveRoller aprovado no âmbito da candidatura NER300

WaveRoller aprovado no âmbito da candidatura NER300
A Comissão Europeia anunciou, no dia 8 de julho, a lista dos projetos aprovados no âmbito do Programa NER300, destinado a promover energias renováveis e o combate às alterações climáticas. O projeto SWELL, que consiste na construção de um parque de energia das ondas a instalar a norte do concelho de Peniche, foi um dos escolhidos e será financiado com 9,1 milhões de euros.

Este projeto é liderado pela empresa finlandesa AW-Energy, detentora da tecnologia WaveRoller, e conta com a participação da Eneólica como parceira e candidata ao financiamento do Programa NER300.


O projeto SWELL nasce na sequência do projeto SURGE (Simple Underwater Renewable Generation of Electricity), também cofinanciado pela Comissão Europeia. Enquanto o projeto SURGE teve como objetivo construir e testar a primeira versão pré-comercial do WaveRoller, com o projeto SWELL vai ser possível construir, instalar e testar as primeiras unidades comerciais do WaveRoller.


O projeto SWELL é de extrema importância para a zona centro de Portugal uma vez que envolve diversas empresas e parceiros locais, que vêm trabalhando na tecnologia WaveRoller há cerca de 7 anos. Por outro lado, este projeto pode vir a constituir uma oportunidade para Peniche e para Portugal, como pioneiros na construção e exportação de equipamentos de produção de energia das ondas.

newsletter